Bem Vindo ao Blog da Penélope Beolchi!

Nesse Blog posto muitas pesquisas sobre assuntos de beleza, técnicas e novos produtos.
Para trabalhos e cursos entre em contato com minha agência que terá o prazer de atender prontamente sua solicitação.

Opa! Hair

www.penelopebeolchi.com
11 3171-0401
11 94329-0992

penelope.beolchi@gmail.com

Rua Apeninos, 689, Paraíso
São Paulo-SP

11 de abr. de 2012

Desenvolvimento de maquiagem para teatro - D. Juan

Fotos :Letícia de Bertolli

Oi pessoal!

      Vim contar para vocês como se dá o desenvolvimento de uma maquiagem para Peça Teatral. A princípio tudo se dá no plano das idéias.Procuramos pesquisar e conhecer mais sobre o a História,sobre os autores,as traduções disponíveis em que época foram escritas as principais obras.
  Em  reunião com o diretor Willian Pereira pudemos nos aprofundar em sua montagem e qual a visão de cada personagem.
       No começo tudo é muito nebuloso e só conseguimos definir o que não queríamos.
        Decidimos que não usaríamos como referência o teatro clássico nem as maquiagens típicas da Comédia dell´arte.A maquiagem estaria mais antenada com as linguagens contemporâneas,uma vez que a montagem visava remeter à uma época,porém tratar de questões eternas e atemporais.


Abaixo Regina Anzzellote  ensina Roberto Arduim a fazer sua maquiagem branca de estátua.

                     Começamos analisando gradações de branco que pudessem ser sentidas por quem assiste no palco e essa é uma questão importante, uma vez que a distância e a própria iluminação vão interferir diretamente no efeito da maquiagem.Após a primeira maquiagem feita assistimos à vários ensaios até que a intensidade de cada personagem estivesse correta.

                   
        Cada ator recebia orientações precisas de como executar a sua própria maquiagem e cabelo,colocação de perucas e penteados.No caso dos atores que trocavam de personagem/maquiagem ao longo da peça era fornecida uma orientação sobre qual a melhor maneira de retirar com rapidez a maquiagem anterior e como,rapidamente executar a seguinte.
       Abaixo eu explico para a Mariana Melgaço como fazer a cobertura de pele e realçar os traços do rosto para que as suas expressões possam ser vistas da platéia.                            


Na foto abaixo a Mariana Melgaço já executa com desenvoltura a sua própria maquiagem nos dias de apresentação.







                      É interessante lembrar que o efeito da maquiagem no palco é bem diferente da maquiagem vista de perto e que em determinadas áreas sombreadas a maquiagem vai parecer ainda mais suave.
             
         Acima 2 fotos da maquiagem com iluminação no palco.A Maquiagem da esquerda é da personagem D. Elvira representada por Clarissa Kiste e abaixo as personagens cortesãs tiradas no camarim com iluminação mais intensa.

             
Outra leitura de pele limpa de D. Elvira, após a sua decisão pela clausura. A Atriz é Clarissa Kiste


                 Os personagens  D. Juan  vivido pelo Rodrigo Lombarde e Sganarello , seu assitente representado po Eduardo Estrela, entraram no palco absolutamente sem maquiagem,uma decisão concentual onde se "mostram como realmente são" sem másacaras nem hipocrisia.



Um comentário:

Voce gostou?Tem perguntas?Faça seu comentário:

Postagens populares

Total de visualizações de página