Bem Vindo ao Blog da Penélope Beolchi!

Nesse Blog posto muitas pesquisas sobre assuntos de beleza, técnicas e novos produtos.
Para trabalhos e cursos entre em contato com minha agência que terá o prazer de atender prontamente sua solicitação.

Opa! Hair

www.penelopebeolchi.com
11 3171-0401
11 94329-0992

penelope.beolchi@gmail.com

Rua Apeninos, 689, Paraíso
São Paulo-SP

14 de ago. de 2011

Unhas Fracas - Como fortalecer?


Bom dia pessoal!

    Fiz algumas perguntas à Dra. Thais Barros, médica formada na Faculdade Estadual de São Jose do Rio Preto, especializada em dermatologia e membro da equipe do Instituto de Dermatologia e Estética Pele Saudável.

1)Porque algumas mulheres tem as unhas mais fortes e outras mais fracas? A alimentação e a fatores genéticos são relevantes?
        As unhas tem importância como órgãos funcionais e estéticos. Alterações patológicas das unhas apresentam-se de maneiras distintas como alterações de cor, superfície e crescimento e podem ser congênitas/hereditárias ou adquiridas.
         A forma e a opacidade da unha variam consideravelmente entre os indivíduos.Sua espessura varia de 0,5 – 0,75 mm e seu crescimento é cerca de 0,1mm por dia, sendo mais lento nas unhas dos dedos dos pés, com variações individuais.
        Leva aproximadamente 5,5 meses para uma unha da mão crescer da matriz até a borda livre, e aproximadamente 12 a 18 meses para uma unha do pé ser substituída.
          As unhas dos homens crescem mais rápido do que das mulheres (exceto na gestação, quando as unhas tem uma taxa de crescimento maior). Interessante sempre lembrar que existem variações individuais relacionadas a raça, ambiente, ocupação e idade.
        Ter uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas fortes e bonitas. 
       A matriz ungueal ,local onde a lamina unha é formada, encontra-se em constante replicação celular, sofrendo inúmeras mitoses (divisão e aumento do número de células), necessitando assim, dos mais diversos nutrientes para suprir essa alta demanda.

Existem hábitos de vida que interferem na força das unhas?
          As unhas se enfraquecem por vários motivos. Os mais comuns são problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiências nutrientes essenciais.
        Mas não só os fatores internos podem fazer com que as unhas quebrem facilmente. Pessoas que se expõem muito ao sol, ao uso de detergentes ou a outros tipos de produtos de limpeza também estão colocando suas unhas em risco. Utilizar esmaltes de má qualidade também pode causar este problema.
          A ruptura em camadas ou descamação da placa distal pode lembrar ou ser análoga a descamação da pele seca. Essa alteração ungueal é encontrada em cerca de 20% da população adulta. 
          A imersão repetida em água e o uso frequente de removedores de esmalte aumenta a incidência de unha frágeis e quebradiças, particularmente em mulheres.
          Medidas locais para reidratar a placa ungueal devem ser iniciadas. Para manter as mãos e as unhas hidratadas, utilize produtos á base de uréia, silicone, óleo de semente de uva ou lanolina que são excelentes para manter a pele macia e as unhas fortes.
          Um hidratante a base de uréia ou lactato de amônio pode ser aplicado após as unhas terem sido embebidas em água. O agente hidratante pode ser potencializado se aplicado sob oclusão com uma luva ou uma meia de algodão branca.
           Apesar de a retirada da cutícula ser bem vista esteticamente, as cutículas protegem a matriz da unha da ação de substancias químicas e micro-organismos, e se possível, deve-se evitar retirá-las.
            Pacientes com unhas frágeis que recebem a vitamina do complexo B Biotina podem melhorar o aspecto da unha e ter um aumento de até 25% na espessura da placa ungueal.  

Porque os produtos com formol e ou/tolueno deixam as unhas mais fortes?
           O formol (formaldeído) é uma substância que só tem seu uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2%, conforme a Resolução 162/01 - ANVISA) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5%, segundo a resolução 79/00 Anexo V - ANVISA). E por isso, sempre é recomendado proteger a cutícula durante aplicação de esmalte a base de formol. 
           O formaldeído se liga às proteínas da lâmina ungueal e aos aminoácidos hidrolisados da solução de queratina contida no esmaltes base, formando um filme endurecedor ao longo da unha, impermeabilizando-a e mantendo-a rígida, endurecida, com efeito benéfico apenas de tornar mais lenta a evaporação de água pela lamina ungueal. 

           A hidratação das mãos, cutículas e unhas interfere na sua resistência?
           A lâmina ungueal absorve água e sua flexibilidade depende do conteúdo de água. Quando saturada, pode ter até 30% do seu peso total em água. Uma unha seca é quebradiça, sem brilho e mais endurecida, enquanto a unha hidratada é mole e mais fácil de ser aparada. Por esse motivo, o corte da unha é facilitada quando se coloca o dedo, alguns minutos, em água morna. Outra medida válida é manter as unhas hidratadas com cremes à base de uréia e lactato de amônia. No entanto, se o enfraquecimento estiver relacionado a problemas de saúde ou se a pessoa viver em dietas muito restritivas, só um médico tem condições de recomendar o tratamento correto.

Alguns produtos vendidos nas drogarias podem ajudar nos cuidados com as unhas e aproveitei a consultoria para entender como cada um funciona:  

a) óleo de cravo - vendido em lojas de produtos naturais e pefumarias.





       O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais, sobretudo eugenol, que tem ação analgésica e anti-séptica, sendo um possível coadjuvante na prevenção e no tratamento de processos infecciosos das unhas.Outros óleos fortalecedores podem ser encontrados como o da linha Pink da Granado. A textura não gordurosa é de fácil absorção e permite que o óleo seja aplicado mesmo depois de as unhas estarem pintadas. Ele não altera a cor do esmalte nem o deixa opaco.











b) casco de cavalo:





         Apesar de conhecidíssimo pelos profissionais da área de beleza a dermatologista não encontrou nada na literatura científica sobre o mesmo. A relação do cálcio não tem literatura específica no que se diz respeito ao crescimento das unhas e provavelmente este funciona como um filme protetor da perda hídrica da lamina ungueal (unha).

c) Creme fortalecedor de unhas Unha Bella - Possui uma formulação única, proporcionando unhas mais fortes, hidratadas e protegidas, evitando que fiquem fracas, trincadas, onduladas e quebradiças. Devido a sua ação altamente hidratante também pode ser usado nas mãos deixando-as macias e suavemente perfumadas.Ativos:Argila branca – fonte natural de minerais essenciais como ferro, cálcio, zinco, silício.Vitaminas E e D ;Extrato de myrra – ativa a circulação sanguínea favorecendo o crescimento das unhas, tornando-as mais fortes e flexíveis;
Queratina – É a proteína que forma a estrutura e proporciona a dureza da unha, conferindo a ela resistência.Uréia a lanolina – potentes hidratantes que mantém as unhas hidratadas impedindo a perda de água e ressecamento.


        A Matriz Ungueal é o local onde se dá origem da unha e é formada por célula germinativas que vão se compactando em permanentes mitoses. A nutrição da matriz é feita por pequenos vasos sanguíneos superficiais da derme e sua nutrição se dá pela corrente sanguínea.É sabido que doenças de má circulação periférica alteram tanto a qualidade quanto o aspecto da lamina ungueal.Produtos que se propõem à "ativar a circulação" podem melhorar a irrigação periférica.Mas tem efeito sutil.






d) Creme Mãos e Unhas (Maru) contém Queratina, que é uma proteína fibrosa com função protetora, capaz de garantir uma hidratação prolongada e eficaz, agindo o ressecamento das mãos e unhas. Seu uso diário garante uma sensação de mãos macias e hidratadas.

e)Hidratação para cutículas:O Creme para cutículas Pink é rico em ativos emolientes, que hidratam e amaciam as cutículas. Estes ingredientes permitem apenas empurrá-las, sem retirar a camada protetora da unha. O produto pode ser usado sem a imersão em água.


Amolecedor de Cutículas - Contém óleo de Amêndoas vegetal com poder de amaciar e hidratar, ajuda a melhorar a elasticidade da pele.Modo de usar: Aplicar o produto sobre a cutícula, antes de iniciar a manicura, massagear e deixar agir por alguns minutos.Resultado: Maior facilidade para remover  ou apenas empurrar a cutícula e protege a pele para que a mesma não resseque e levante.





f) fortalecedores á base de formol e tolueno. 

        Funciona como um endurecedor devido à ação do formaldeído na lamina ungueal.Como foi dito anteriormente as unhas desidratadas ficam endurecidas,porém o uso contínuo do formol para as unhas pode levar ao ressecamento da cutícula e da própria lamina ungueal. O efeito é semelhante ao da calda da maçã do amor: por fora, lindo e brilhante, mas, por dentro, desidratado e quebradiço.É recomendado sempre proteger a cutícula evitando também alergias na pele ao redor da lâmina ungueal,como anuncia o próprio fabricante.


Riscos do Formol:
As reações do uso do formol podem ser:

  • O formol é considerado carcinogênico pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada, apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.
  • Contato com a pele - Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
  • Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
  • Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
  • Exposição crônica - A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

  • O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.
Alertas:
• O formol está sendo utilizado em concentrações maiores que a permitida, com a função de alisante. Entretanto, este uso não é permitido pela Anvisa pois pode causar riscos à saúde.
• O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.
• Não utilizar produtos que contenham formol com finalidade e concentrações diversas das permitidas. O formol em concentrações permitidas não tem função de alisante.
• Não utilizar produtos sem registro.
• Em caso de dúvida, consulte o profissional médico de sua confiança.
• O consumidor que encontrar irregularidades poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, Estadual ou com a Anvisa.

Extraído: 
do site da ANVISA:
do site da vigilância sanitária:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce gostou?Tem perguntas?Faça seu comentário:

Postagens populares

Total de visualizações de página