14 de dez de 2012

QUANTO AS MULHERES SE MOVIMENTAM EM UM DIA?



Você já parou para pensar no quanto se movimenta e em quantas atividades se envolve em um dia? Para responder a essa pergunta, Rexona, a marca líder no mercado brasileiro de desodorantes, encomendou uma pesquisa* que analisou a vida de 2.400 mulheres durante três dias, em mais de 20 cidades, de 13 países da América Latina e Europa.

O estudo trouxe várias curiosidades sobre o que motiva as mulheres a se movimentarem. Fazer compras, por exemplo, é o principal estímulo no mundo inteiro e lazer é o movimento mais agradável, seguido por sexo. Já a limpeza da casa é o movimento menos agradável, apesar de ser o terceiro na lista de mais realizados. Outra curiosidade interessante é o fato de que, em geral, as mulheres sem filhos se movimentam mais do que aquelas que são mães, contrariando o que a maioria das mulheres entrevistadas pensavam. Esta constatação é verdadeira no Brasil.
nos
Para realizar a pesquisa, as mulheres foram convidadas a usar um pedômetro ou um aplicativo para Smart Phone, do momento que acordaram até a última atividade do dia, que media o quanto elas andavam diariamente. Todas as informações foram compiladas em um diário online e os resultados surpreendem.

No Brasil, as brasileiras movimentam-se menos de 2 km por dia, 25% menos que a média mundial. Salvador é a cidade onde as mulheres mais se movimentam em dia de fim de semana, 2,5 km/dia. As porto-alegrenses são as que menos se movimentam no Brasil. Em São Paulo, a cidade que mais corre, as mulheres não impressionam. Elas movimentam-se em média 2 km num dia de fim de semana e menos de 1,8 km em dias de semana. Já as cariocas, a cidade do mais famoso calçadão brasileiro, as mulheres andam um pouco acima da média do país.

As europeias movimentam-se em média 70% a mais que as latinas, independentemente do dia da semana. Enquanto por lá elas registram mais de 3 km em passos por dia, por aqui, não chega a 2 km. As francesas são as que mais se movimentam no mundo e em geral, as argentinas se movem mais que as brasileiras – 2,1 km versus 1,9 km.

“Culturalmente, temos alguns países vivendo ainda o boom do desenvolvimento, e o uso da tecnologia é uma questão de status”, analisa a fisiologista do exercício, Claudia Zamberlan. “Ainda que a tendência seja aproveitar a tecnologia a nosso favor, o movimento é essencial para o bem-estar e saúde e é preciso estimular o movimento entre as mulheres”, reforça.

Praticar esportes não é tão comum entre as mulheres. Menos de 50% delas praticam algum tipo de esporte, sendo as modalidades mais praticadas: caminhada, ginástica, natação e andar de bicicleta. As mexicanas são as mais engajadas em esportes na América Latina - 58% delas afirmaram praticar de algum tipo de atividade. Já entre as brasileiras, apenas 48% dizem participar ativamente de algum tipo de prática esportiva.

A mulher, em qualquer lugar do mundo, é multitarefada com várias atividades no dia a dia – ela não para do momento que acorda até o momento em que fecha os olhos, mas isso não significa que os movimentos são saudáveis. “Tecnologicamente falando, atualmente há facilidades que não existiam antes como máquina de lavar louça, de lavar roupa, de fazer pão e arroz, escada rolante e elevadores e serviçosdelivery de tudo o que precisamos, que facilita a vida da mulher, mas pode torna-la sedentária. Portanto, a dica para as mulheres é buscar movimentos saudáveis em sua rotina diária, aumentando o trajeto da caminhada na hora do seu almoço, trocando o elevador pelas escadas no Shopping Center ou no trabalho, por exemplo.” conclui Claudia.

Curiosidade
Durante a pesquisa, as mulheres foram questionadas sobre quais personalidades as estimulariam a se movimentar. George Clooney, Brad Pitt, John Depp são os principais nomes apontados, como a pessoa com quem elas adorariam sair para uma caminhada. No Brasil, Ivete Sangalo, Dilma Roussef e Malvino Salvador fariam as mulheres colocar o corpo em movimento em uma caminhada lado a lado. 
*Estudo realizado pelo instituto inglês de pesquisa Perfect Crowd, março de 2012. (2.400 mulheres entrevistadas em mais de 20 cidades, em 13 países; sendo 120 por cidade/ país.)
Países pesquisados: 
América Latina – Brasil (Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), Chile (Santiago), Argentina (Buenos Aires e Cordoba), Colombia (Bogotá), Venezuela (Caracas) e México (Cidade do México).
 Europa – Áustria (nacional), Bélgica (Bruxelas), França (Paris e Marselha), Alemanha (nacional), Holanda (Amsterdã), Portugal (Lisboa e Porto) e Espanha (Madri e Barcelona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce gostou?Tem perguntas?Faça seu comentário:

Bem Vindo ao Blog da Penélope Beolchi!

Nesse Blog posto muitas pesquisas sobre assuntos de beleza, técnicas e novos produtos.
Para trabalhos e cursos entre em contato com minha agência que terá o prazer de atender prontamente sua solicitação.

Opa! Hair

http://opahair.4ormat.com
11 3171-0401
penelope.beolchi@gmail.com

Rua Apeninos, 689, Paraíso
São Paulo-SP
Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares

Total de visualizações de página